“Então Miria, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e danças.” Êx 15:20

 

Assim como qualquer arte a dança é um poderoso meio de levar e ensinar o evangelho de forma criativa, levando uma mensagem através de movimentos coreografados ou espontâneo.

Ao ler a palavra encontramos diversos versículos falando sobre a dança e percebemos o quão festivo era o povo de Israel, que manifestavam a dança de forma espontânea em momentos de celebrações de vitorias e conquistas.

Em Êx 15:20 encontramos o primeiro registro sobre dança encontrado na Bíblia e podemos observar que Miria não precisou convida-las para dançar, mas as contagiou com sua alegria e todas saíram atrás dela celebrando. Da mesma forma o ministério dança tem trabalhado para levar a palavra em formas de movimentos e expressões, trazendo alegria para a igreja e procurando contagia-la no momento de celebração para que todos possam celebrar a Deus cantando, pulando, e dançando com liberdade na presença de Deus.

 

A dança pode ser utilizada em diversos propósitos:

a) A dança no Louvor e Adoração – Conduzir a igreja no caminho da adoração.

A adoração é um estilo de vida diferenciado por um relacionamento intimo e profundo com o Senhor. Esta intimidade, este desejo pela presença de Deus pode ser despertado no meio da igreja durante o período de louvor e adoração. Quando O adoramos, Sua presença deve ser atraída e a igreja beneficiada, experimentando os milagres de Deus em todas áreas.

 

b) A dança no Evangelismo

A dança pode ser uma ferramenta importante no evangelismo. Usada dentro ou fora da igreja, é uma estratégia para falar de maneira criativa e eficaz as boas novas do Senhor, ou pode ser usada como isca, para chamar a atenção das pessoas para que logo depois possam receber a ministração do evangelho.

 

c) A dança como Comunicação do Evangelho

Deus tem levantado uma geração de profetas da dança, onde ambos consagram seus corpos para que possam dizer através de seus movimentos aquilo que esta no coração de Deus. A dança profética é transmitir uma mensagem, espontânea ou pré determinada (coreografada), trazer uma revelação através dos movimentos. Ela tem o propósito de edificar a igreja, nao é apenas um movimento que nasce de uma habilidade natural, mas sim movimentos gerados pelo Espírito Santo dentro de nós. Quando liberada ela trás direcionamento, cura, libertação, paz, jubilo, etc…

 

Ela tem o propósito de edificar a igreja, liberando de Deus pra que as vidas sejam tocadas. Quando usamos este tipo de dança podemos usar nossa criatividade, utilizando diversos objetos e trabalhando com as cores dando a eles um significado simbólico, assim facilitando a compreensão e o recebimento da mensagem.

A dança na igreja é muito mais que um entretenimento, é um instrumento usado para edificar a igreja, para servir aos santos, expressando através de movimentos aquilo que esta o coração de Deus.

Fernanda Lafalce